A neve é o maior atractivo natural da Serra da Estrela, fazendo afluir às suas montanhas milhares e pessoas por ano, apenas para poderem ter um contacto com ela.
Ao mesmo tempo é ela que impede a vinda de turistas á Serra, pois quando neva um pouco mais do que o mínimo, as estradas são de imediato fechadas.
As populações querem que neve para terem movimento turístico, mas não querem que neve muito, para que possam chegar à Torre e às pistas de Ski.
Este ano, em que tem nevado muito e com muita intensidade, e por esse motivo a estrada de acesso à torre, pelo menos a partir da Lagoa comprida, está sistematicamente fechada.
Este paradoxo é complexo: querem que neve, para que haja turistas, mas se neva não há turistas, porque as estradas são encerradas. Este paradoxo só deixará de o ser com a colocação de efectivos meios de limpeza de neve na Serra, nomeadamente no lado de Seia, permitindo assim que, mesmo que neve muito, as estradas possam continuar desimpedidas em condições de segurança para a circulação das pessoas.
É inadmissível que haja na Serra poucos meios de limpeza, sendo que acontece frequentemente não haver nenhum do lado de Seia.
Por vezes acontece também que os limpa neves da Serra são deslocados para a A25, deixando a Serra sem meios de limpeza.
Efectivamente, o que faz falta em mais de 30 anos de democracia , quanto a este assunto, é que o poder local exija com veemência e imposição a colocação de meios, em quantidade e qualidade suficientes, para efectuarem uma constante limpeza da neve, permitindo assim um acesso ao ponto mais alto de Portugal continental regular.
Esta é uma aposta e uma exigência do PSD, uma vez que com meios adequados, grande parte dos dias em que as estradas se encontram cortadas, estas passariam estar disponíveis para os turistas, seja para um simples passeio à Serra, seja para se deslocarem às Pistas de Ski e desfrutarem do único local em Portugal, situado na freguesia de Loriga, Concelho de Seia, onde é possível praticar o desporto de Ski em neve natural.
Esta exigência beneficiaria em muito todo o turismo que acede à Serra pelo Concelho de Seia, seja pela cidade, seja pela Portela do Arão.
Para o PSD, uma atitude forte e exigente, que aliás nunca se notou, pelo menos nos últimos 15 anos, é essencial para que não haja problemas por ter neve, e por não a ter.
Estamos certos de que esta é também uma preocupação da sociedade do Concelho de Seia, pelo que contamos com o apoio da mesma nesta luta em benefício de todos.