sexta-feira, setembro 22, 2006

Comunicação do deputado municipal Pedro Nuno Silva

Como compete ao grupo municipal de PSD, fazer alerta de determinadas situações que se passam no nosso concelho:
Em plena Avenida 1º de Maio, uns metros a seguir ao Instituto de emprego, existiu uma passadeira para peões, a qual já se encontra desactivada à longos meses.
As listas brancas foram pintadas de negro, só que com o tempo as mesmas já desapareceram, continuando-se a ver as listas brancas de indicação de passadeira, não sinalizada o que faz com que as pessoas tentem atravessar no local.
Seria importantíssimo a Autarquia, pintar novamente de preto ou fazer uma raspagem no alcatrão, antes que ali se dê alguma tragédia, pois as pessoas tendem a atravessar a rua naquele local.

Já várias vezes aqui alertei para a falta de sinalização de acesso à serra e Sabugueiro na zona da quinta da raposeira.
Quem vem de fora, não conhece a zona e como a mesma ter várias ruas a falta de sinalização é evidente, com experiência própria, são vários os carros que param nessa zona da cidade a perguntar às pessoas: Como é que se vai para a serra da estrela ?
Se a zona da Raposeira e da quinta da Nogueira é um local alternativo para a subida e descida da serra, porquê não identificar os acessos com placas ?
Não há coisa pior doque nos deslocarmos a um sitio que não conhecemos e andarmos às volta a tentar saber onde é o local, penso ser uma situação que a todos já aconteceu.
Ainda em matéria de acessibilidades, para quem vem de S.Romão para Seia e antes da chegada ao Intermarché, uma parte do alcatrão está a abater o que faz com que se crie uma lomba, onde os carros efectuam grandes travagens.
O local está a necessitar de uma intervenção urgente, pois trata-se de uma via onde circulam centenas de carros por dia.
Bem perto desse local, existe uma fonte, a chamda fonte de Vila Alzira, onde dezenas e dezenas de pessoas por dia, vão encher os garrafões de água para consumo próprio.
Seria importante alguém com responsabilidades se deslocar ao local e verificar “in loco” o estado lastimável em que se encontra a fonte e a sua involvência.
A mesma está cheia de lixo, folhas, ervas, garrafões partidos e muitos limos. Já que a água é própria para consumo e local deveria estar limpo e asseado, coisa que não se verifica.
Estamos em mais uma época de Inverno e Seia; a capital da Neve, continua a ser ultrapassada a larga distância pela Covilhã.
Mais um ano passa e continuamos a ter uma vergonhosa estrada de acesso à torre.
As noticias sobre a neve na Serra da Estrela, continuam a bater no centro da Covilhã e ainda recentemente num programa televisivo da TVI, mais concretamente a 1ª Companhia em que foi dada uma instrução na Serra, o que se viu e ouviu foi o seguinte: “bem vindos á Serra da Estrela, estamos no aeródromo da Covilhã”.
Infelizmente, Seia, continua a ser apenas um local de passagem para ir ver a neve….!!!!
Além disto tudo, ainda vemos ultimamente espalhados pela nossa cidade uns grandes outhdoors a fazer publicidade a um shopping nessa localidade e para cumulo já à 5 dias consecutivos que pelo menos uma rede de telemóvel aparece nos visores dos equipamentos “275 Covilhã”.
O melhor que a serra tem, são as pistas de esqui, as mesmas são nossas, mas não estamos a tirar a devida compensação.
Penso que se deveria adoptar algo que conotasse muito mais a Serra com Seia.
E para terminar, Sr. Presidente:
Para quando a tão anunciada discussão do projecto para o largo da feira ?
Para quando a grande discussão do PDM Senense ?
E para quando o inicio das obras do novo Cemitério Municipal ??

Muito Obrigado.
Seia, 22 Dezembro 2005

Pedro Nuno Santos Silva
Deputado Municipal PSD/Seia.