sábado, fevereiro 07, 2009

As críticas de Manuel Alegre à Eurosondagem

As críticas de Manuel Alegre à Eurosondagem são de 2005, quando se disputavam as eleições Presidenciais.
Nessa altura Manuel Alegre, a quem as sondagens davam resultados inferiores aos de Mário Soares, dizia que "O facto de o representante da Eurosondagem ser, simultaneamente, dirigente do PS [Rui Oliveira e Costa] aumenta a nossa preocupação e a necessidade de verificação exaustiva dos critérios de rigor e isenção nas sondagens eleitorais por parte das entidades competentes".
Basta ver a sonsagem da época, apresentada pela SIC, e feita pela Euriosondagem, para vermos que Mário Soares tinha mais 10% de intenções de votos do que Manuel Alegre. Veja aqui.
No Final Manuel Aledre teve mais 6% de votos que Soares. Veja aqui, pag 11

Falamos destas críticas porque elas se mantêm actuais, pois a mesma empresa continua a fazer sonsagens que sistematicamente favorecem o PS.
Tendo em conta as repercussões do "Caso Freeport", a sondagem dessa empresa (Eurosondagem) vem afirmar que a maioria dos portugueses "acredita que Sócrates é vítima de manobras políticas".

Já a TVI apresenta uma sondagem realizada pela Intercampus, em que "37,1% dos inquiridos acreditam que José Sócrates não fala verdade no caso Freeport".

Como conciliar as sondagens? Como saber qual delas fala verdade? basta falar com as pessoas que conhecemos, basta perguntar ao cidadão anónimo qual a sua opinião sobre o caso?
Se assim fizermos todos perceberemos quem está mais perto ou mais longe da verdade.

Por isso as sondagens valem o que valem.